SeaEurope_noticias

Sea Europe – Council Conclusions on “EU Waterborne Transport Sector – Future Outlook”

SeaEuropeNo seu press release de 09 de junho de 2020 a Sea Europe felicita as Conclusões do Conselho da União Europeia, intituladas “EU Waterborne Transport Sector – Future outlook: Towards a carbon-neutral, zero accidents, automated and competitive EU Waterborne Transport Sector”, aprovadas em 05 de junho de 2020.

Estas conclusões são politicamente muito relevantes pois indicam claramente as opiniões dos Estados Membros da UE sobre as políticas europeias sobre o futuro do transporte marítimo. As conclusões emitidas sublinham a importancia estratégica do sector europeu do transporte marítimo, a necessidade de Investigação, Desenvolvimento e Inovação para alcançar os objectivos estabelecidos pelas conclusoes do conselho, assim como a necessidade de uma acção coordenada para salvaguarda dos interesses martítimos da UE e para a promoçao do acesso aos servios marítimos internacionais.

A Agenda Estratégica para a Inovaçao da Plataforma Tecnologica Waterborne, apoiada pela Sea Europe e, lançada em janeiro de 2019, fornece a base para a consecução dos objectivos previstos nas conclusoes do Conselho. Em primeiro lugar, a agenda destaca a necessidade de transformar o transpporte marítimo num modo de transporte com zero emissoes. Em segundo lugar, enfatiza o potencial da digitalização no transporte marítimo. Em terceiro lugar visa alcançar a meta zero acidentes, zero mortes. Por fim, tal como as conclusões do Conselho, tambem a Agenda Estratégica para a Inovação presta atenção à competitividade do sector de transporte europeu, inclusive no contexto da elaboraçao de novas politicas.