A AIN

Sobre Nós

A Associação das Indústrias Navais – AI Navais é uma associação patronal, sem fins lucrativos e de âmbito nacional. A AI Navais foi criada em 1974 e teve a sua origem no Grémio Nacional de Construção e Reparação Naval – constituído em 1964 – a que deu continuidade.

A Associação das Indústrias Navais (AI Navais) representa há mais de 50 anos os estaleiros navais portugueses, englobando igualmente empresas e instituições que, de algum modo, desempenham atividades no domínio das indústrias navais. A Associação representa empresas fornecedores de serviços, materiais e equipamentos; gabinetes de estudo e projeto; operadores marítimos; instituições de investigação e desenvolvimento; universidades e sociedades classificadoras de navios; constituindo a construção, manutenção e reparação naval o seu núcleo principal.

Os estaleiros que representa encontram-se dispersos por diversos portos do continente e são muito diversificados na sua dimensão e nas tecnologias aplicadas, abrangendo desde a manutenção e reparação de navios mercantes, a construção de navios de grande complexidade, a manutenção da frota da Marinha de Guerra, bem como a construção, manutenção e reparação de embarcações de pequena dimensão para pesca e lazer. Os estaleiros nacionais marcam ainda presença relevante no mercado internacional de reparação e manutenção de navios de grandes dimensões, o que muito se deve à Lisnave, um dos mais importantes estaleiros de manutenção a nível mundial e o mais relevante e um dos fundadores da AI Navais.

A AI Navais tem como objeto a defesa dos seus associados, mas também a promoção e estímulo da respetiva iniciativa empresarial, através da sua ação junto das mais diversas entidades públicas que diretamente tutelam a indústria naval e com outras de caráter associativo. A AI Navais tem o assumido o papel de interlocutor privilegiado e de legítimo representante da indústria naval portuguesa, o que tem merecido o reconhecimento de todas elas ao longo da existência da AIN, fazendo parte do atual Conselho Geral da CIP.

A AI Navais tem criado ou sido solicitada a criar parcerias com empresas e entidades especializadas nos domínios da inovação, investigação e desenvolvimento, da normalização setorial e da formação e qualificação especializada.

Tem sido igualmente assumido por esta Associação o papel de divulgador de matérias de interesse setorial e de estatísticas setoriais, seja através do respetivo website, seja da recolha, tratamento e divulgação, de dados caraterizadores do estado e da evolução anual da indústria naval nacional e a nível mundial. Neste âmbito, tem sido recorrente a participação da AI Navais em seminários, conferências e outras iniciativas similares promovidas pelas mais diversas entidades, em representação e defesa dos legítimos interesses da indústria naval nacional.

A Associação das Indústrias Navais é o Organismo de Normalização Setorial (ONS), cabendo-lhe coordenar os vários peritos que integram a CT 68 – Comissão Técnica para a Construção Naval e Tecnologias Marítimas, mediante a necessária acreditação por parte do IPQ-Instituto Português da Qualidade.

No plano Europeu a AI Navais é membro da SEA Europe – Shipyards and Maritime Equipment Association, participando ativamente na discussão e construção de políticas para o sector, tendo como exemplo mais visível o LeaderSHIP 2020. A AI Navais faz parte dos Grupos de Trabalho, Capital Humano e Comércio Internacional e Reparação e Manutenção Naval desta organização.