RNCZ Roteiro Nacional Carbono Zero | 2º Workshop “Ouvir a Indústria” – Indústria naval debate desafios da descarbonização em encontro no Instituto Hidrográfico

Indústria naval debate desafios da descarbonização em encontro no Instituto Hidrográfico

Lisboa, 26 de novembro de 2023 – A indústria naval portuguesa deu um importante passo rumo à descarbonização durante a 2ª Sessão de Auscultação “Ouvir a Indústria”, realizada no Instituto Hidrográfico, no passado dia 25 de novembro. O evento, promovido pelo Fórum Oceano e pela CEVAL, reuniu representantes de estaleiros, armadores, academia e entidades portuárias para debater os desafios e oportunidades da transição para um setor mais sustentável.

Estiveram presentes representantes da Associação de Armadores da Marinha de Comércio – AAMC, Grupo Sousa, Porto de Lisboa, Porto de Setúbal e Sesimbra, Centro de Competência em Economia Azul (C2EA), APORMAR, AI Navais, U.Minho e dos Estaleiros Navais de Peniche.

Os participantes destacaram a importância de uma colaboração estreita entre todos os atores envolvidos para alcançar as metas de descarbonização estabelecidas para 2025. A falta de incentivos financeiros, a escassez de tecnologias limpas e a necessidade de qualificação de mão de obra foram apontados como os principais desafios.

Os workshops de auscultação contribuem para esse objetivo ao criar, conforme Rúben Eiras, secretário-geral do Fórum Oceano, “uma aproximação mais apertada ao setor” e de “incentivar os representantes da Construção, Reparação e Manutenção Naval (CRMN) a partilharem as suas opiniões, necessidades e desafios”.

Os próximos passos do projeto RNCZ incluem a análise dos dados coletados nos workshops, a definição de metas de descarbonização mais específicas para cada segmento da indústria naval e a criação de um plano de ação com medidas concretas para alcançar esses objetivos.

A CEVAL, por sua vez, enfatiza o papel crucial da inovação e da transferência de conhecimento para acelerar a descarbonização do setor. “Queremos saber a importância por elas atribuída aos esforços de descarbonização na indústria naval e o seu grau de envolvimento com este fenómeno que já preocupa vastas áreas da sociedade”

Mais informações em RNCZ – Notícias