REFRESH
O Projeto REFRESH – Green Retrofitting of Existing Ships, financiado pelo sétimo Programa-Quadro Europeu, iniciado em 1 de março de 2012 e terminado a 28 de fevereiro de 2015, teve como objetivo o estudo e desenvolvimento de soluções de monitorização das emissões de gases nocivos na frota mercante existente.
O projeto foi desenvolvido por um consórcio de entidades de seis Estados-Membro: Portugal, Espanha, Finlândia, Grécia, Itália e Reino Unido, e também das Ilhas Marshall, com a liderança da V. Delta Limited (Reino Unido). A participação nacional foi assegurada pela AI Navais e pela Tecnoveritas.
O sector de transporte marítimo está a sofrer forte pressão para a redução sistemática das emissões de gases que contribuem para o efeito de estufa, estando os operadores do sector a enfrentar a necessidade de ações urgentes para encontrar praticas mais ecológicas mantendo a rentabilidade dos seus negócios. O projeto REFRESH procurou ir ao encontro das necessidades dos operadores ao focar-se na frota existente e procurando encontrar soluções para monitorizar as unidades existentes de modo que a eficiência energética faça parte integral do ciclo de vida do navio. O estudo da eficiência energética dos navios em conjunto com a monitorização das emissões de gases pretende fornecer dados que possibilitem decisões de gestão com vista a melhorar a performance energética dos navios e reduzir a emissão de gases nocivos, indo ao encontro das resoluções da Organização Marítima Internacional (OMI).
O consórcio procurou desenvolver ferramentas para a quantificação da gestão energética a bordo dos navios mercantes e melhorar a monitorização das metodologias com base na recolha de informação operativa. Os dados recolhidos foram utilizados no suporte de decisões de gestão a médio e longo prazo, permitindo ainda a formulação de recomendações de boas práticas para o retrofitting de sistemas mais verdes nos navios existentes.
Os parceiros do consórcio usaram sistemas de modelação computacional para identificar os sistemas e equipamentos com piores resultados operativos e substituir os mesmos por soluções alternativas, permitindo estimar o potencial de eficiência energética dos navios. Neste processo foram também desenvolvidos indicadores chave de desempenho (KPI) aproveitando a correlação entre o consumo de combustíveis e as emissões de gases. A investigação realizou-se também a bordo dos navios para verificação e monitorização do estado atual da frota mercante. Este estudo permitiu identificar soluções técnicas para a melhoria do consumo energético e preparar cadernos de encargo para fornecimento a estaleiros de manutenção e reparação naval para futuros projetos de retrofitting.
Em conjunto com as auditorias energéticas, os investigadores do consórcio utilizaram modelos dinâmicos de fluxo de energia para simular diferentes combinações de condições de carga dos navios e de dados ambientais. Com base nos diferentes cenários estudados (tais como velocidades nominais e condições de carga completa) foram identificados indicadores chave otimizados.
Os operadores de navios mercantes colaboraram com a disponibilização de seis navios para as auditorias energéticas e, baseado na recolha de dados foram identificadas soluções de potenciais ganhos energéticos quer a nível operacional com modificação de procedimentos quer a nível de retroffiting de equipamentos. Estas soluções foram analisadas do ponto de vista técnico e também na sua vertente de viabilidade económica.
O projeto REFRESH contribuiu para a identificação de soluções para novos navios a construir, mas também encontrando soluções técnicas de retrofitting para a frota mercante existente.
A AIN participou em todas as atividades, nomeadamente nas atividades de promoção do projeto e das soluções propostas, em diversas reuniões de trabalho entre 2012 e 2015. O projeto REFRESH desenvolveu software de modelação dinâmica de energia, metodologias de otimização para operação e retrofitting e metodologias de monitorização.