Waterborne_noticias

Parceria Europeia “Zero Emission Waterborne Transport”

A AIN pediu a Sua Excelência, o Ministro do Mar, o apoio à Parceria Europeia “Zero Emission Waterborne Transport”. Esta parceria tem como objetivo principal fornecer e demonstrar soluções de emissão zero para todos os principais tipos e serviços de navios, até 2030.

Waterborne

A AIN pediu a Sua Excelência, o Ministro do Mar, o apoio à Parceria Europeia “Zero Emission Waterborne Transport”. Esta parceria tem como objetivos:

  • Objetivo geral

Fornecer e demonstrar soluções de emissão zero para todos os principais tipos e serviços de navios, até 2030.

  • Objetivo científico específico

Desenvolver e demonstrar soluções tecnológicas implementáveis e competitivas que permitirão a descarbonização dos principais tipos e serviços de navios responsáveis pela maior parte das emissões de Gases com Efeito de Estufa (GEE), além de eliminar também outras poluições nocivas do ar e da água, até 2030.

  • Objetivo económico específico

Implementação de novas tecnologias e conceitos europeus economicamente viáveis em relação ao transporte aquático de emissão zero, para fortalecer a competitividade das indústrias europeias no crescente mercado de navios ecológicos e fornecer a capacidade de entrar em novos mercados, atualmente dominados pelos concorrentes da Europa, até 2030.

  • Objetivos sociais específicos

-Contribuir para o projeto e implementação eficazes de políticas, regulamentos e padrões específicos para permitir a implementação de soluções tecnológicas para o transporte aquático com emissão zero de GEE;
-Garantir a formação ou aperfeiçoamento da força de trabalho atual e futura, alinhada ao desenvolvimento de novas tecnologias.

A AIN tem procurado, que o setor que representa, acompanhe a evolução tecnológica da Indústria da Tecnologia Naval europeia. Temos como objetivo responder ao desafio da Presidente “von der Leyen “ – o Acordo Ecológico Europeu – que através da Lei do Clima, estabelece como desígnio, atingir a neutralidade climática, em 2050.

A aprovação da referida Parceria poderá contribuir para o aumento da eficiência energética, nomeadamente, das embarcações de pesca, em particular, que a sua propulsão não produza emissões de GEE.

O conhecimento atual das tecnologias é ainda incipiente. Neste sentido, a AIN trabalhou com a sua associação europeia Sea Europe, na elaboração e aprovação prévia pelos Estados Membros e Comissão Europeia, da Parceria Europeia “Zero Emission Waterborne Transport”. A nível nacional tem desenvolvido contactos com a comunidade que promove a utilização do hidrogénio como combústivel alternativo.

A AIN recebeu, na semana passada, o pedido do representante da Agência Nacional de Inovação (ANI), sobre a “Co-programmed Partnership Zero Emission Waterborne Transport”, para responder às seguintes questões:

  1.  Quais as políticas/estratégias nacionais nesta área?
  2. Há alguma possibilidade de ligação entre as políticas/estratégias nacionais nesta área e a parceria?
  3. Portugal tem algum input em específico a dar relativamente a questões de regulação?

Só através de uma resposta positiva a estas questões será possível obter a aprovação final, dos EM e da CE, da supracitada Parceria.