Nova estratégia industrial para uma Europa competitiva a nível mundial, ecológica e digital
Foi apresentada a “Nova Estratégia Industrial para a Europa” ara uma Europa mais competitiva a nível mundial, ecológica e digital. A Comissão Europeia anuncia um conjunto abrangente de medidas baseadas em três prioridades principais:
- Uma indústria globalmente competitiva e líder mundial
- Uma indústria que abre caminho para a neutralidade climática
- Uma indústria que está a moldar o futuro digital da Europa
Em 10 de março foi apresentada pelos Vice-presidentes executivos da Comissão Europeia Valdis Dombrovkis e Margrethe Vestager e pelo comissario Thierry Breton a “Nova Estratégia Industrial para a Europa”.
Com esta nova estratégia industrial da EU, a Comissão Europeia reconhece a indústria como “central para o futuro progresso e prosperidade da Europa” e anuncia um conjunto abrangente de medidas baseadas em três prioridades principais:
- Uma indústria globalmente competitiva e líder mundial
- Uma indústria que abre caminho para a neutralidade climática
- Uma indústria que está a moldar o futuro digital da Europa
A Estratégia reconhece explicitamente o papel da “indústria de construção naval como setor-chave para impulsionar as transições digitais e climáticas”.
Considerando a natureza horizontal e de alto nível deste documento de política, uma referência setorial específica é um resultado tangível de Esforços da SEA Europe e, portanto, deve ser visto como um elemento positivo.
A CE anuncia uma estratégia abrangente para a mobilidade sustentável e inteligente para garantir que as “indústrias de mobilidade da EU mantenham a sua liderança tecnológica global, bem como uma estratégia para as energias renováveis offshore”. Não anuncia, porém, nenhum plano de estratégia sectorial para a tecnologia marítima europeia. No entanto, deixa uma porta aberta, pois compromete-se a realizar uma triagem e análise minuciosa das necessidades industriais e identificar os ecossistemas que precisam de uma abordagem personalizada.
A Sea Europe irá trabalhar no sentido de defender a necessidade de uma estratégia especifica para o sector, argumentando que a Construção Naval e a sua cadeia de valor formam um ecossistema estratégico e chave com necessidades específicas.