Ministro da Defesa lança nova ACADEMIA DO ARSENAL
A sessão de inauguração da nova Academia do Arsenal decorreu em 19 de outubro e contou com a presença do Ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho.
A Academia enquadra-se no quadro da estratégia de desenvolvimento das indústrias da defesa e do cluster naval em Portugal e terá um papel estruturante na preparação e qualificação dos profissionais do setor para os novos processos tecnológicos da indústria naval 4.0. A Academia tem como objetivo principal oferecer um conjunto de programas de formação para requalificar as equipas das empresas do setor, bem como para atrair e reter engenheiros e outros profissionais, promovendo também a inovação no cluster e reforçar a ligação entre a indústria e a academia.
A Academia inclui um Centro de Inovação e Experimentação, que será um centro de competências para a capacitação de Recursos Humanos e a promoção da Inovação na indústria naval, com ligação à Zona Livre Tecnológica (ZLT) que a Marinha Portuguesa está a instalar em Tróia.
Este novo polo de excelência tem raízes na escola de formação que funcionou durante décadas no Alfeite, passando agora a servir todo o cluster naval com o desenvolvimento de programas de formação e ensino na área da engenharia, tendo em vista o reforço de conhecimentos e competências técnico-científicas.
A Academia do Arsenal resulta da associação em consórcio de parceiros estratégicos do cluster naval e das universidades e centros de investigação, como o Consórcio de Escolas de Engenharia, a Associação das Indústrias Navais, a idD – Portugal Defence e a Arsenal do Alfeite.
O ISQ, a UNINOVA e fabricantes internacionais do cluster naval estão envolvidos na Academia do Arsenal enquanto responsáveis pela formação dos quadros técnicos necessários à sustentabilidade da indústria naval em Portugal.