IBCVET
O Projeto IBCVET – International Benchmarking on CVET (Continuing Vocational Education and Training), financiado pelo programa Erasmus+ teve como objetivo melhorar as políticas públicas de Formação Profissional Contínua a nível europeu, nacional e sectorial, assim como a valorização das oportunidades de desenvolvimento das competências de adultos, empregados e desempregados, especialmente aqueles com menores níveis de qualificação profissional.
O projeto foi desenvolvido por um consórcio de entidades de seis Estados-Membros: Portugal, França, Malta, Espanha e Reino Unido, com a liderança da Agência Nacional Portuguesa responsável pela implementação das políticas de educação e formação profissional (Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional – ANQEP).
Durante dois anos (novembro 2015 a novembro de 2017), o consórcio trabalhou na elaboração de recomendações de soluções políticas para a promoção da participação de adultos na formação contínua. Este objetivo ao qual o consorcio se propôs foi alcançado através da cooperação e da parceria entre as autoridades públicas e as partes interessadas da CVET de diferentes países. A Economia Azul foi escolhida como âmbito de aplicação do projeto dado a sua importância nos países do consórcio.
Estão disponíveis os principais outputs do projeto:
- Um relatório sobre o “Estado da Arte”: diagnóstico das políticas e práticas de formação nos países parceiros;
- Um plano de ação “Take the training to businesses” sobre os desafios e as áreas prioritárias de intervenção, tendo em conta os objetivos políticos da Estratégia Europa 2020
- Recomendações para o desenvolvimento de políticas públicas que podem promover o acesso a CVET particularmente na economia azul e no sector da construção naval
A AIN participou em todas as atividades e liderou a atividade de disseminação que teve por objetivo geral fazer chegar aos grupos alvo os produtos e resultados do projeto e ao mesmo tempo recolher reações e inputs que permitiram a elaboração dos conteúdos do mesmo. Os conhecimentos adquiridos foram divulgados pelas autoridades publicas responsáveis pelos sistemas de educação e emprego, assim como pelas empresas, empregadores (públicos e privados), as associações sectoriais, centros de formação e escolas.