Logo-EuroVip-1

EuroVIP

O projeto EUROVIP – Virtual Integrated Partenering (VIP) for SME servisce technology and information providers in the Europen maritime sector, financiado pelo 7º Programa-Quadro Europeu, iniciado em Junho de 2011 e com uma duração de trinta e seis meses, teve como objetivo promover a competitividade do sector marítimo através do desenvolvimento de meios para fomentar a partilha de informação e a criação de novas redes colaborativas.

O projeto foi desenvolvido por um consórcio de entidades de onze Estados-Membro: Portugal, Alemanha, Bélgica, Dinamarca, Espanha, França, Lituânia, Países Baixos, Polónia, Reino Unido, Suécia, e também da Turquia, com a liderança da Universidade de Strathclyde (Reino Unido). A participação nacional foi assegurada pela AI Navais e pelo Arsenal do Alfeite.

Este projeto foi aprovado no âmbito do sétimo quadro, e teve como principal objetivo coordenar PMEs do sector marítimo europeu e organizações do sector ou relacionadas com o sector, e promover a aplicação dos resultados dos projetos de investigação, através da promoção de colaboração operacional e técnica entre as diferentes entidades, nomeadamente as PMEs, Associações, Universidades e Institutos de Investigação. Durante trinta e seis meses (junho de 2011 a maio de 2014) o consórcio trabalhou no desenvolvimento de diversos estudos e no desenvolvimento de duas soluções sustentáveis: Um portal colaborativo (European Maritime Collaboration Portal (EMCP)) e uma plataforma de colaboração técnica (Technical Collaboration Platform (TCP)).

O portal EMPC é um website que promove a colaboração efetiva entre os membros da indústria.  Permite a consulta de uma base de dados com listagens de serviços e tecnologias inovadoras, os respetivos fornecedores e também listagem de oportunidades de colaboração tais como abertura de concursos. Os utilizadores do portal podem criar parcerias de acordo com as suas necessidades e recursos de modo a melhor aproveitarem as oportunidades de negócio. (Nota: o portal já não se encontra online).

A Plataforma Colaborativa TCP criou um ambiente que possibilitou a integração e coordenação, de apoio ao desenho e desenvolvimento de ferramentas, com recurso a ferramentas de desenvolvimento e de engenharia de software, tais como Desenho Assistido por Computador e ferramentas de análise computacional de dinâmica de fluidos. A funcionalidade nuclear era um web-based ticket system, que permitia computação automatizada online, provando ser um mecanismo mais barato e mais eficiente que as soluções convencionais.

O consórcio preparou seis estudos de caso que demonstram como EMPC e TCP beneficiam a indústria marítima. Dois exemplos a nível operacional ilustram o uso do EMPC para procura de abertura de consultas e potenciais colaboradores e parceiros. Outros exemplos ilustram o uso da TCP para soluções e serviços inovadores de computação online, bem como trabalho de designcolaborativo. Foi ainda preparada pelos membros do consórcio documentação relacionada com os sistemas, recomendações de boas práticas, documentação orientadora sobre o uso dos sistemas incluindo apresentações e vídeos instrutórios.

A AIN participou em todas as atividades, nomeadamente nas atividades de promoção do projeto e das soluções propostas, em diversas reuniões de trabalho em 2011 e 2012, bem como na apresentação do projeto EUROVIP no Fórum do Mar em maio de 2013. A promoção do EUROVIP conseguiu aumentar o número de membros participantes e, no caso do portal EMPC o número de utilizadores subiu de 30 para mais de 200. O projeto conseguiu promover três casos de negócio com sucesso.